Sábado, dia 9 de julho, mais uma tartaruga marinha recuperada pelo Instituto Salsa-de-praia foi devolvida ao seu habitat. Ela foi entregue pelo IBAMA, na sede do instituto, no dia 23 de dezembro de 2010, após o Médico Veterinário Isaac Albuquerque, professor de Medicina Veterinária e voluntário do Salsa, ter feito uma cirurgia de amputação de uma das patas que estava necrosando, após a tartaruga ter enganchado-se em uma rede de pesca. O processo de recuperação foi lento, além da cicatrização era necessário que ela conseguisse nadar e alimentar-se sozinha. Após mais de seis meses, verificamos que a tartaruga-de-pente estava apta a voltar ao seu habitat. Ela foi colocada na areia para observarmos se ela conseguiria andar, pois se a mesma for fêmea, quando iniciar o seu período de desova terá que andar na areia para desovar. Para a nossa alegria ela conseguiu andar, entrou no mar e saiu nadando.
Uma outra tartaruga que também estava sendo reabilitada na sede do Salsa, foi uma grande tartaruga verde que o Prof. Isaac Albuquerque fez uma cirurgia para remoção de papilomas. Ela chegou no Instituto Salsa-de-praia, no dia 6 de janeiro, e foi devolvida ao seu habitat no dia 30 de março.
Nesses dois casos tivemos a felicidade de devolver essas duas tartarugas ao mar, completamente recuperadas, mas há muitas que não conseguimos, principalmente quando estão com seus estômagos e intestinos cheios de plásticos.
Infelizmente as tartarugas marinhas continuam ameaçadas de extinção, devido a falta de consciência ambiental de muitos seres humanos! Faça a sua parte, dê um destino correto ao seu lixo, a natureza agradece!
2 comentários:
Olá pessoal do salsa de praia, acompanho as atividades de longe, fico feliz que a organização esteja trabalhando para a preservação do ecossistema costeiro, principalmente no Frances que tem uma beleza natural excepcional. Divulgo seus trabalhos em jequiá da Praia e nas escolas do litoral sul. Se precisar de qualquer ajuda, pode contar comigo. Ass: Everson Cardoso.
Postar um comentário